Um trabalho sobre a comunicação científica

 

Um trabalho sobre a construção de uma comunicação científica [1]

 

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A estrutura e o conteúdo 


PRÉ

1 – Resumo: Descrição sucinta do trabalho realizado.

Abstract: Resumo no inglês.

2 – Sumário –  Índice do trabalho, indicando as páginas correspondentes aos diversos títulos.
[o sumário, antes do trabalho estar totalmente pronto, funciona como um
organizador do trabalho, seu “esqueleto”]

INTRODUÇÃO

[Marcos[2] teóricos]
[explicitação das bases e das estruturas].

1 – Apresentação do tema
[Ideia resumida do assunto em questão]
[definição e descrição do objeto do trabalho]

2 – Justificativa
[do objeto do trabalho]
[o para que]

3 – Objetivos (do trabalho)
[o por que]

4 – Hipóteses
[as questões]
[Pressupostos envolvidos]

5 – Métodos usados / metodologia
[o como]

MEIO

1 – a conversa com outros autores
[bibliografia discussão]

2 – a conversa com minhas hipóteses e pressupostos.

FIM

1 – Discussão sobre 1 e 2 anteriores.

2 – Conclusões de 1, 2 anteriores, juntamente com o 1 desta seção.

3 – Sugestões e insights.

4 – Listagem de fontes primárias, secundárias, livros e outros materiais usados.
[bibliografia]

ANEXOS e cia

1 – Outros

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Recapitulação:

 

Se ………………………………………..  então ……………………….. .

Objetivo de se entender o objeto             hipótese

 

Isso tudo porque acredito que: ………………………………………….. .

Pressuposto

 

Porque eu quero provar que ………………… ?  ……………………..

Hipótese              objetivo

 

O que eu quero provar? …………………………

Hipótese

 

O que eu quero relatar ? …………………………

Objetivo = hipótese

 

Eu quero discutir que ……………………………

pressuposto

 

Três divisões do “fazer” de um “trabalho científico”

Estes são três pensares que se entrelaçam para resultar em um trabalho, mais comumente usados na feitura de um “trabalho científico”:

Conteúdo – o que o trabalho contém.

Forma de execução – como se irá fazê-lo ou a maneira mais comumente usada para fazê-lo.

Forma – o formato que ele deverá ter.

 

Monografia [3]

 

  1. Elementos externos
    capa / lombada / errata
  2. Elementos pré-textuais
    folha de rosto / dedicatória / agradecimento / epígrafe (não obrigatória) / sumário / lista de ilustrações / lista de abreviaturas, siglas e símbolos / resumo.
  3. Elementos textuais
    texto: introdução / desenvolvimento ou corpo: revisão de literatura / materiais e métodos / análise dos resultados / discussões /conclusão
  4. Elementos de apoio ao texto
    citações / notas de rodapé / ilustrações, tabelas, quadros, figuras.
  5. Elementos pós-textuais
    glossário / referências / apêndices e anexos.

 



[1] Que também se aplica a projetos, monografias, teses e qualquer  trabalho de comunicação de algo à algum público.

[2] Marco aqui é no sentido de ‘marcadores’, coisas que balizam e instituem as bases do trabalho que virá a seguir.

[3] Uma descrição da ordem da montagem física do trabalho.

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